Estou em:
Quero viajar para:

Gastronomia em Cuba

Compartilhe
  • Gastronomia de CubaGastronomia de Cuba
  • Gastronomia em Cuba
  • Gastronomia em Cuba
  • Gastronomia em Cuba
  • Gastronomia em Cuba
  • Gastronomia em Cuba

A gastronomia cubana é conhecida por misturar influências de outras culturas, resultando em deliciosos pratos típicos da ilha. As cozinhas espanhola e africana foram as que mais influenciaram a gastronomia de Cuba, que ganhou um toque diferenciado com a inclusão de temperos. Por conta de sua localização, no Mar do Caribe, suas receitas são à base de peixes e frutos do mar, que são servidos em todos os restaurantes do país, sempre acompanhados de arroz, feijão preto, banana e yuca, conhecida pelos brasileiros como mandioca.

O arroz e o feijão, assim como no Brasil, é o prato típico de Cuba, sendo consumido pelos moradores diariamente. Mas na ilha cubana, o prato com arroz foi se transformando ao longo do tempo, ganhando algumas variações, como o arroz com carne de porco, arroz com frango, com frutos do mar e o Arroz Congri, que é o arroz com feijão vermelho, cozidos na mesma panela. Outro prato típico da ilha é o Ajiaco, que é um ensopado com pedaços de frango, espigas de milho, três tipos de batatas nativas e a guasca, uma erva típica da região. Misturado à sopa, é adicionado creme de leite, abacates e alcaparras.

Mesmo tendo grande similiridade com a base da gastronomia brasileira (arroz e feijão), o modo de preparo, a apresentação e principalmente os temperos utilizados, são muito diferentes, o que a primeira vista pode não agradar completamente ao paladar do turista brasileiro.

Conhecido no Brasil como torresmo, o Chicharrones é feito com carne de porco frito com a pele, cortado em cubos. Geralmente ele é consumido como acompanhamento do Arroz Congri. Uma receita muito comum em Cuba é a Picadinha à Cubana, preparada em uma panela. Após fritar cebola e alho em azeite, a carne é adicionada, junto com tomates, uvas passas, pimentão, azeitonas, cominho, pimenta e orégano. Depois de pronto é adicionado vinho.

Outros costumes gastronômicos muito parecidos com os do brasileiro são o cafezinho e as frutas no café da manhã, que é servido com um leite bastante forte. Cuba foi conhecida, por cerca de dois séculos, como a produtora do melhor café do mundo. Grande parte deste mérito é por conta do clima, com sol quase o ano todo, devido ao solo rico e argiloso e pelo ar das montanhas onde o café é cultivado.

Além disso, a plantação é feita por agricultores, os chamados campesinos, que mantêm a tradição do cultivo há mais de 200 anos, passando seus conhecimentos de geração a geração. Por ser muito especial, a colheita é feita manualmente e a torrefação é feita em pequenas quantidades. Esse café forte, preparado em chávenas, faz parte dos moradores da ilha desde o século XVIII, quando os plantadores franceses, fugidos do Haiti, levaram o magnífico grão até a ilha.

O café cubano pode ser preparado em quatro diferentes receitas. O mais conhecido é o café cubano ou caficito, que é um expresso cubano misturado com açúcar, durante a infusão, ou o coradito, um expresso com uma quantidade variável de leite vaporizado, ou o café com leche, o tradicional café com leite, e por fim o colada, que é o café cubano servido em uma caneca grande para compartilhar e distribuir.

Os doces cubanos também são muito apreciados pelos turistas. Eles são feitos à base de frutas secas, quase sempre acompanhadas pela canela. Nas docerias espalhadas pelas cidades é possível saborear o tradicional Bolo Cubano, preparado com coco e canela. O Flan é outra ótima pedida. É um pudim à base de creme de leite, leite condensado e maria mole.

Outras iguarias que não podem deixar de serem experimentadas são as bebidas preparadas à base do famoso destilado da ilha, o rum, como o Daiquiri e o Mojito, ou a Pina Colada e a Cuba libre, encontrados em bares e casas de salsa da ilha em diferentes variações. E se preferir uma boa cerveja, experimente as marcas locais, como a Bucanero ou a Cristal.

Para quem não consegue ficar sem uma Coca-Cola, o refrigerante pode ser encontrado em algums mercados ou em alguns restaurantes, mas a bebida local é a TuKola, bem parecido com o refrigerente americano.

Ler mais
Ofertas para Cuba
  • Visto Cubano para Brasileiros
    • 30 Diárias
    • 1 Pessoas

    Visto Cubano para Brasileiros

    R$ 167,70
    • 30 Diárias
    • 1 Pessoas
    Visto Cubano para Brasileiros

    Visto Cubano para Brasileiros

    R$ 167,70
    • 30 Diárias
    • 1 Pessoas