Estou em:
Quero viajar para:

Curiosidades do Vale Sagrado

Compartilhe
  • Curiosidades do Vale SagradoSalinas de Maras

Não é só do mar que o sal é retirado. Uma das curiosidades do Vale Sagrado dos Incas são as incríveis Salinas de Maras, ou minas de sal, localizadas no vilarejo de Maras, próximo a Urubamba. Lá estão mais de três mil poços de sal medindo cerca de 5m² construídos nas encostas dos morros, aproveitando a inclinação da Montanha Qaqawiñay. 

Esse conjunto de ‘piscinas’ armazenam a água salgada que corre de um lençol freático salgado no topo das montanhas, em Qoripujio. Na época da seca, os poços são enchidos com a água que vem dessa fonte natural.

Ao evaporar, o sal contido na água acaba se solidificando, formando um bloco de sal de cerca de 10 centímetros de altura. Esse processo, que ainda é feito nos dias de hoje, era usado pelos incas na produção do sal.

Outra curiosidade do lugar sagrado dos Incas diz respeito à espiritualidade. O Vale Sagrado, ou Vale do Urubamba, foi um elemento importante na cosmologia religiosa do povo inca. Eles acreditavam que o Rio Urubamba estava ligado às constelações e às montanhas e que o rio era o espelho da Via Láctea na terra. A Via Láctea era usada para vários fins pelos Incas, como orientação espiritual e de direção.

Ler mais