Estou em:
Quero viajar para:

Quando ir para o Peru

Compartilhe
  • Quando ir para o Peru

O território do Peru é muito extenso, com quase 1,3 milhão de km², e por conta do seu tamanho, além da influência da Cordilheira dos Andes, possui um clima bastante diversificado. Ele está dividido em três regiões distintas: a Costa, onde está o litoral, a Selva, composta pela floresta amazônica, e a Serra, formada pela cordilheira. 

Na região da Costa, com 12% do território, de lindas praias e regiões desérticas, existem duas estações bem definidas. Raramente chove no litoral e as temperaturas são moderadas, mas com alta umidade. As temperaturas giram em torno dos 30°C no verão, entre os meses de dezembro e março.

No inverno, entre maio e outubro, o tempo é úmido e frio, com temperaturas oscilando entre os 15°C. Na Serra, ou Montanhas, onde está localizado o Lago Titicaca, com cerca de 3.800 metros de altitude, o clima é temperado e também possui duas estações bem definidas. Entre dezembro e março, a chuva é mais frequente e as temperaturas variam entre os 20°C. Durante os meses de maio a outubro, os dias são mais quentes e secos, com dias ensolarados e temperaturas chegando a 25°C durante o dia e com possíveis geadas durante a noite.

E a região da Selva possui clima tropical úmido, com as características de chuvas fortes, alta umidade e altas temperaturas. No verão, ou estação seca, os dias são ensolarados e as temperaturas chegam a 30°C. Na estação das chuvas, entre novembro a março, as chuvas são mais frequentes. Entre os meses de maio a setembro, no inverno peruano, quase não há chuva e podem ocorrer os ‘friajes’ ou ‘surazos’, as famosas frentes frias que podem baixar bastante as temperaturas.

Ler mais