Estou em:
Quero viajar para:

Ilhas Flutuantes dos Uros

Compartilhe
  • Ilhas Flutuantes dos Uros
  • Ilhas Flutuantes dos Uros

Estas ilhas flutuantes artificiais localizadas no Lago Titicaca datam do período pré-colombiano. As quase 90 ilhas que abrigam cerca de 300 famílias são feitas com a Totora, um tipo de junco nativo da Baía de Puno. A planta possui uma raiz parecida com xaxim, que possibilita a flutuação.

Os Uros amarram essas raízes em blocos, colocam uma camada bem grossa de palha da Totora no piso. A palha também são usadas para cobrir as cabanas, produzir artesanato e até construir barcos, que são usados para passeios de turistas e transportes dos moradores.

As ilhas flutuavam antigamente por todo o lago, ao sabor do vento, mas por conta da fronteira entre Bolívia e Peru e a burocracia da imigração, as ilhas atualmente precisam ser fixadas com âncoras, para que não corram o risco de passar para o outro país. Durante um passeio para essas ilhas, que também possuem hotéis, restaurantes e lanchonetes disponíveis para os turistas, os visitantes conhecem a rotina dos moradores, podem fazer passeios nos tradicionais barcos de totora, comprar o artesanato produzido pelos uros, ou tomar um chá de muña ou coca.

Ler mais