Estou em:
Quero viajar para:

Neve em Santa Catarina

Compartilhe
  • Neve em Santa Catarina

A neve é um fenômeno da natureza muito idolatrado pelos amantes do tempo frio. Mas no Brasil, um país basicamente com clima tropical, é ainda mais perseguido. Sorte nossa que a região sul do País, principalmente em Santa Catarina, consegue reunir várias das condições climáticas para que essa maravilha aconteça.

A chance de os adoráveis flocos de neve caírem sobre os moradores e principalmente sobre os turistas ocorre apenas em locais com temperaturas do ar e do solo muito baixas, com altas montanhas e nuvens úmidas e geladas.

E é exatamente o que se encontra em alguns municípios da Serra Catarinense, mais especificamente em Urubici, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Cambará do Sul e Urupema, que também sofrem a influência das massas de ar com origem polar vindas do Pólo Sul.

Em Urubici, os picos chegam a ter uma altitude de mais de 1.800 metros, como o Morro da Boa Vista, onde pode nevar quase todos os anos, entre os meses de junho e agosto, mesmo que por poucos dias. Nessa época do inverno, a paisagem da cidade se transforma, ganhando um toque especial. Além da neve, também ocorrem nevoeiros, queda de granizo, geadas e as cachoeiras e os rios podem congelar, virando um novo atrativo para a cidade e alegria para os visitantes. 

O que é necessário para nevar?

Para a neve cair, é necessário o conjunto de várias condições climáticas. Para começar, as temperaturas tanto do ar como do solo devem estar abaixo de 0°C e o frio precisa estar intenso, para que a nuvem de chuva se desenvolva dentro de uma camada gelada. Desse jeito, a nuvem vai criar em seu interior flocos cristalinos que ao caírem devem encontrar um ambiente frio suficiente para mantê-lo com suas características originais ao chegar no solo, sem derreter.

Ler mais