Este trecho turístico, de cerca de 10 quilômetros, sai da cidade de São Lourenço e vai até Soledade de Minas. A ferrovia foi construída pelos ingleses há mais de 110 anos e foi usada por Dom Pedro II e sua comitiva, durante um passeio pela região. A locomotiva usada para o passeio é de fabricação americana, de 1925.
Durante o trajeto, o passageiro vai apreciando a linda paisagem, margeando o Rio Verde, e a pequena Estação Parada Ramon. Logo após a estação, o trem entra em um estreito vale, já chegando à cidade de Soledade de Minas.
Ao desembarcar na Estação de Soledade, datada de 1884, os turistas já encontram uma feira de artesanato, onde também estão barraquinhas de doces, pastéis e quitutes.
Na volta, os passageiros são acompanhados pelos violeiros que animam o trajeto. Se preferir, os turistas podem comprar lembrancinhas, bebidas típicas ou saborear um delicioso cafezinho em um dos bares da Estação de São Lourenço.
O viajante também pode optar em fazer a viagem num vagão especial, onde os passageiros podem participar de uma deliciosa degustação de queijos, doces, sucos e cachaça. As saídas acontecem aos sábados, domingos e feriados. Aos sábados, as saídas são às 10h e às 14h30 e aos domingos às 10h. Os ingressos custam R$ 60,00 na classe turística e R$ 80,00 na classe especial, que possui bancos estofados e degustação de produtos locais. Crianças de até 5 anos não pagam, mas precisam fazer a viagem no colo. http://www.tremdasaguas.tur.br/