A mundialmente conhecida gastronomia mexicana, declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade, assim como a maioria das culinárias latinas, sofreu fortes influências de seus antecessores, como os indígenas, antigas civilizações, como asteca e maia, e até mesmo dos espanhóis.
Esse conjunto de influências originaram inúmeros pratos e receitas deliciosos, preparados principalmente com milho, feijão, tomate e pimentão, que proporcionam uma variedade de cores e sabores muito além dos guacamoles, tacos e molhos picantes que conhecemos.
Entre os pratos tradicionais, alguns são produtos exóticos, como os preparados com formigas e gafanhotos fritos. Cada região do país apresenta sua própria tradição alimentar, como em Yucatán, com pratos menos picantes, como a cochinita pibil, um prato á base de carne de porco temperada com laranja, molho axiote e cebola roxa. Ou delicie-se com a cozinha regional de Oaxaca, uma das mais famosas do México, que inclui as tlayudas, uma tortilla feita com ingredientes regionais, ou os gafanhotos temperados com especiarias.