Estou em:
Quero viajar para:

O que fazer em Tubarão

Compartilhe
  • O que fazer em TubarãoMaria Fumaça
  • O que fazer em TubarãoEstâncias termais
  • O que fazer em TubarãoEstâncias termais
  • O que fazer em TubarãoMuseu Ferroviário
  • O que fazer em TubarãoMuseu Willy Zumblick
  • O que fazer em TubarãoEstâncias Termais
  • O que fazer em TubarãoMonumento a Anita Garibaldi
  • O que fazer em TubarãoMuseu Willy Zumblick

A encantadora cidade de Tubarão é rica em belezas naturais e uma das mais importantes delas são suas águas termais, muito procuradas pelos visitantes que querem aproveitar os incríveis benefícios medicinais dessas águas.

O bairro Termas da Guarda, um complexo onde estão instalados hotéis que parecem spas, é o local mais indicado por quem busca relaxamento e ajuda no tratamento das águas contra doenças como úlcera, reumatismo, cálculo renal e hipertensão. Os serviços mais pedidos são o banho de lama e a imersão nas águas termais, que chegam a ter temperaturas em torno dos 37°C.

Uma outra atração imperdível em Tubarão é a sua histórica Maria Fumaça, que leva o visitante para uma encantadora viagem de trem pelo tempo passando pela Serra do Rio do Rastro entre os municípios de Imbituba, Laguna, Jaguaruna e Criciúma, até chegar em Urussanga.

A locomotiva a vapor é composta por vagões antigos e a viagem pela Estrada de Ferro Dona Thereza Christina começa na estação do Museu Ferroviário, um dos únicos do segmento no País. O museu preserva a história da ferrovia com um lindo acervo formado por locomotivas, vagões vindos da Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha e da antiga Tchecoslováquia, entre os anos de 1912 e 1956. Lá estão também objetos da época, como documentos, esculturas, utensílios e fotos da ferrovia e da região.

Alguns dos principais atrativos da viagem são as inúmeras pontes pelo caminho, a linda Praça Dona Thereza Christina, inaugurada em 1884 em homenagem ao centenário da ferrovia, e a ponte pênsil localizada em frente ao Centro Municipal de Cultura, onde está o Museu Willy Zumblick, criado em homenagem a um dos maiores pintores catarinenses, com exposições, aulas de artes plásticas e galerias.

Conheça também o Monumento à Anita Garibaldi, construído em 1932 pelo governo italiano. A placa em bronze, com o emblema do fascismo, veio direto da Itália, produzido pelo arquiteto italiano Itarin. Não deixe de visitar a linda Catedral Diocesana Nossa Senhora da Piedade, onde foi construída, em 1974, a Torre da Gratidão, que relembra as doações recebidas pela cidade após sofrer com a terrível enchente daquele ano.

Outra atração que merece uma visita é a Casa da Cidade Humberto Rohden, construída em 1897 em estilo neoclássico para a família do coronel João Cabral de Mello, um antigo prefeito de Tubarão, entre os anos de 1890 e 1910. Este lindo palacete, que foi sede da Prefeitura, possui loja de artesanato, oferece cursos comunitários, atividades culturais e exposições. Na época do Natal, a Casa se transforma na Casa do Papai Noel, uma das atrações do Mix Cultural de Natal.

Tubarão também é muito requisitada por seu Turismo Rural. As pequenas propriedades rurais de Rio do Pouso e de Sertão de Correa são os destinos perfeitos para quem procura relaxar em meio à natureza e aprecia as deliciosas refeições coloniais da região.

Ler mais