Estou em:
Quero viajar para:

Termas da Guarda

Compartilhe
  • Termas da GuardaEstância Termas da Guarda

As águas termais com propriedades medicinais são algumas das principais atrações de Tubarão. Elas são consideradas como a segunda água termal mais radioativa do Brasil e são usadas nos tratamentos com lama medicinal e para banhos de imersão em águas que chegam a 37ºC.

Essas águas termais apresentam diversos benefícios à saúde, com alto poder de cura em doenças como cálculo renal, circulação, estresse, hipertensão, reumatismos, úlceras, entre outros. Além disso, podem proporcionar banhos relaxantes.
 
Elas podem ser encontradas no bairro das Termas da Guarda, onde estão localizadas as duas principais estâncias termais, as Termas da Guarda e Termas do Pouso. As estâncias termais também podem ser usadas por quem se hospeda em outros hotéis.

Nas Termas da Guarda está a fonte termal da estância hidromineral da Guarda e é local onde estão instalados três hotéis, o Termas da Guarda, Sandrini e Adolfo, que oferecem banhos termais com fins terapêuticos, tratamentos medicinais, passeios a cavalo, parque aquático e excelentes restaurantes. Já o Termas do Rio do Pouso, onde está o hotel de mesmo nome, possui as características de uma antiga casa de fazenda. A estância também oferece piscinas térmicas cobertas, banhos termais, cachoeiras, trilhas, passeios a cavalo e ótimos restaurantes.

História

A jazida de água mineral  de Termas da Guarda foi descoberta em 1888 por um escravo foragido em busca de refúgio. Recebeu o nome de Guarda por conta das tropas de Giuseppe Garibaldi, que montaram guarda naquela cidade durante a Revolução Farroupilha.

Os primeiros doentes a usarem as águas termais e se curarem de suas doenças compararam a água da Fonte de Lourdes, na França, às águas de Terma da Guarda, a qual foi chamada de Santo Anjo da Guarda.

Ler mais