Estou em:
Quero viajar para:

Serra Catarinense

Compartilhe
  • Serra CatarinenseMorro da Igreja
  • Serra CatarinenseSerra do Corvo Branco
  • Serra Catarinense
  • Serra Catarinense
  • Serra CatarinenseCachoeira do Avencal
  • Serra CatarinenseCachoeira Véu de Noiva

A encantadora e fascinante Serra Catarinense, uma região de campos e altas altitudes, é a região mais fria do Brasil e também o único lugar no País onde a neve encanta os turistas nos meses de inverno, tingindo de branco a linda e fantástica paisagem. O frio chega até a congelar rios e cachoeiras, formando novas atrações para a região.

A Serra Catarinense é formada por 17 municípios que oferecem incríveis atrações turísticas, excelentes hospedagens e ótimos restaurantes, perfeitos para degustar as comidas típicas da região.

Por conta de sua altitude, com picos que podem ter quase dois mil metros de altura, as cidades de Urubici e São Joaquim são as premiadas na época do inverno. Com o frio, que chegam a temperaturas abaixo de zero, o toque especial fica a cargo das geadas, nevoeiros, granizos e principalmente da neve, que faz a festa dos turistas.

Mas a Serra Catarinense pode ser um destino fantástico também no verão. Suas belezas naturais impressionam. É formada por florestas de araucárias, vales, campos, cânions, cachoeiras e a impressionante Serra do Rio do Rastro, com cerca de 12 quilômetros de curvas sinuosas, um dos cartões postais do Estado. Outras atrações imperdíveis da região são a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja, repletas de estradas cheias de curvas, proporcionando vistas espetaculares.

A Serra Catarinense é famosa também por suas excelentes vinícolas, algumas premiadas no Brasil e no Exterior. Os vinhos catarinenses se harmonizam perfeitamente com os pratos regionais, preparados à base do pinhão, muito comum na região. Entre as principais cidades da Serra Catarinense encontramos Lages, a maior e mais conhecida, fundada em 1677 pelos bandeirantes. A cidade conta com inúmeras fazendas centenárias que investiram no turismo rural. Um dos destinos mais procurados da serra é a cidade de São Joaquim, que recebe milhares de turistas principalmente no inverno, em busca da linda neve branca. Outra atração de São Joaquim são as excelentes vinícolas.

Outra cidade com paisagens maravilhosas é Urubici, um dos destinos preferidos pelos amantes do ecoturismo. Lá é possível praticar canoagem, rapel, pesca esportiva, mountain bike e muitos outros esportes. Além disso, Urubici oferece uma das vistas mais bonitas do sul, a Pedra Furada, no Morro da Igreja, o segundo ponto mais alto do sul do País, com mais de 1.800 metros de altura, e a Serra do Corvo Branco. Em Urupema, o turismo rural é a principal atração, com hotéis-fazenda e pousadas oferecendo a experiência de vivenciar a autêntica vida no campo. E, em Bom Retiro, o município mais perto da costa, estão belas grutas, morros que cercam a região e lindas cachoeiras.

Ler mais